Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Expansão do Universo

O universo se expande a uma velocidade de milhares de quilômetros por segundo (sua exatidão é dada pela Constante de Hubble). Porém, isso não faz as distâncias interestelares aumentarem, apenas aumentar o espaço entre os agrupamentos de galáxias, chamados Aglomerados Galácticos. Assim, a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda acompanham essa expansão, mas sem se distanciarem uma da outra. Contudo, a mais impressionante consideração acerca dessa expansão é sobre a natureza limitada ou ilimitada do universo, se o universo é "fechado" ou "aberto". Tais teorizações envolvem não só a Constante de Hubble, como também a Densidade Crítica do universo, que é difícil de ser constatada, pois depende da análise do Espectro de Radiação de Microondas de Fundo. Essa é a radiação que vaga por todas as direções desde o início dos tempos (Big Bang). É muito difícil medi-la devido a chamada Matéria Escura, ubíqua e invisível (talvez existente em maior quantidade que a matéria visível!). As análises sugerem que a densidade média do universo é inferior à Densidade Crítica e nesse caso, se a Constante de Hubble aumentar, pode significar que a expansão está em contínua aceleração, e portanto o universo seria "aberto", infinito. Se entretanto a densidade média for na verdade superior à Densidade Crítica (mais Matéria Escura), a Constante de Hubble diminuirá até alcançar valores negativos característicos de contração, o que fatalmente denotaria uma natureza limitada, "fechada" do universo. Num panorama desse tipo, dentro de dez bilhões de anos, toda matéria do universo se encontrará reunida numa Singularidade: um espaço muito pequeno, de densidade e temperatura virtualmente infinitas, no qual matéria e energia seriam indistinguíveis e o tempo não teria sentido; e tudo implodiria. Esse pode ter sido o mesmo fenômeno que propiciou o Big Bang, o início do próprio universo.

6 comentários:

  1. Muito interessante essa teoria do Big Bang ter ocorrido pelo fato da natureza do universo ser fechada. No caso desta teoria estar correta será que o Big Bang não seria um mal necessário para a expansão do universo, ou até para modificar sua natureza de fechada para aberta?

    ResponderExcluir
  2. Boa questão. Essa ciclicidade premente ao universo supostamente "fechado" está presente nas concepções de várias manifestações culturais, como a Filosofia e até mesmo a Ciência, e mais principalmente a Religião (pelo menos parte delas); quero dizer, o Fim é na verdade o Início de tudo... Mas se você achou essa postagem maneira, espera pra ver a que fala sobre a possibilidade do chamado "multiverso" dependendo da natureza fechada ou aberta do universo. O legal desses temas é que a gente pensa que é pura invencionice da ficção científica, mas quase tudo tem embasamento teórico na Física. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A elucidação do enigma sobre o universo ser "aberto" ou "fechado" poderia acarretar numa revolução de maior magnitude no âmbito social e cultural do que no científico da humanidade, tendo em vista que deporiam várias teorias religiosas como o criacionismo, dentre outras. Para a questão tecnológica, talvez sobrasse um avanço em relação à Física de Partículas, o que proporcionaria avanços em diversas áreas, como Física Nuclear, Nanotecnologia, Engenharia, Química, Bioquímica, etc. Esse desenvolvimento científico se mateliarizaria na forma de novos modelos teóricos e tecnologias, como equipamentos industriais e de pesquisa.
    Mas também não descarto a possibilidade dessa elucidação ser uma descoberta "vazia", no sentido de que sua explicitação de nada ajudaria na evolução da ciência, pois não se sabe, realmente, qual a essência primordial da matéria e como ela poderia ser manipulada pelo homem.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo com a Ciência provando isso ou aquilo, ainda que o impacto social e religioso fosse grande, não afetaria os verdadeiros crentes a ponto de fazê-los desistirem de sua Fé. A Fé se sustenta na dúvida e não opera segundo a linguagem científica. Ninguém jamais conseguirá provar cientificamente a existência ou a não existência de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Em Marcelo, navegando no site do legendas curiosamente descobri um documentário chamado Through the Wormhole, transmitido pelo History Channel que tem narração do Morgan Freeman e o episódio 8 parece ser um documentário sobre matéria escura e uma energia recem descoberta chamada energia escura que aparentemente vem destruindo cosmos, isso é a sinopse, parece ser interessante, talvez possa valer a pena conferir, abraços.

    ResponderExcluir