Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Gravidade e o Ser Humano

A gravidade de um ambiente no qual as gerações de um população vivem pode determinar algumas modificações adaptativas. Humanos criados num ambiente com gravidade maior que a da Terra (alta-G) tendem a ser mais fortes porém menos ágeis. Já os criados num ambiente com gravidade menor que a da Terra (baixa-G) tendem a ser menos fortes e mais ágeis. Ainda existem populações que passam quase vidas inteiras em gravidade zero (zero-G), o que lhes causa problemas médicos sérios, principalmente ortopédicos, dificultando sua readaptação a ambientes de gravidade normal. Os veículos e as instalações espaciais podem contar com simuladores de gravidade (ou gravidade artificial) para livrar desses problemas seus tripulantes e passageiros. Mas obviamente tais sistemas elevam custos materiais. Principalmente os trabalhadores pobres sofrem com a ausência desses simuladores em suas naves e estações.

3 comentários:

  1. Interessante, mas isso significa que o Humano que vive em um ambiente de alta-G, se colocado em baixa-G, se movimenta de forma mais ágil?

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu tentar analisar devagar. Tais adaptações levam em conta anos de vivência em certa gravidade. Ser mais ou menos forte e menos ou mais ágil são características comparativas em relação a um ambiente de gravidade normal. Contudo, creio que não mais ágil a princípio, mas alguém de alta-G deve se tornar mais rápido em baixa-G, já que a força também influencia na velocidade. De outra parte, não me parece boa ideia alguém de baixa-G ir morar em Júpiter!

    ResponderExcluir
  3. Era mais rápido mesmo que eu queria dizer, utilizei o termo errado, mas a lógica que utilizei estava correta. Muito bom saber disso.

    ResponderExcluir